Os tempos estão difíceis com o isolamento social. Sem dúvida, ficar em casa tem exigido o máximo de nós: mesmo para quem está trabalhando em sistema de home office, o dia parece durar muito mais, não é mesmo? E, claro, temos mais tempo para assistir TV e dormir! E aí você descobre que o seu travesseiro não está legal….
Pois é, tanto quanto o colchão, o travesseiro é importantíssimo para você ter um descanso daqueles! Ele pode se tornar um grande vilão para uma boa noite de sono e, inclusive, causar problemas de saúde ao dificultar a circulação sanguínea e atrapalhar o envio de estímulos cerebrais para outros órgãos.

Por isso, é fundamental saber escolher o travesseiro ideal. Sabia que existem travesseiros certos para quem dorme de lado, de costas ou de bruços? Pois é! Então, aproveite a quarentena e descubra agora mesmo qual o travesseiro certo para você!
Qual o travesseiro ideal?
O travesseiro deve se adaptar ao corpo, oferecendo o suporte necessário para uma boa noite de sono, promovendo a disposição e evitando dores. Mas uma boa dica para escolher o travesseiro certo é atentar para a posição em que você dorme! Vamos lá?

Para quem dorme de lado
Se você dorme de lado, é necessário comprar um travesseiro mais alto e com maior suporte, pois ele deve preencher todo o espaço entre sua cabeça e o colchão, justamente para que a cabeça não fique curvada. Caso fique muito alto ou muito baixo pode gerar dores e desconfortos durante o sono.

Importante: para quem dorme de lado, os joelhos devem ser mantidos semiflexionados e usar um travesseiro baixo entre essas articulações. O travesseiro Body Pilow, da Altenburg, é uma ótima opção para isso, além de apoiar o queixo, o que impede que seu pescoço se flexione, evitando torcicolos. Ele serve de apoio para todo o corpo, pois alinha cabeça, coluna e joelhos concomitantemente.

Para quem dorme de costas
Para essa posição, a pessoa deve dar preferência ao travesseiro baixo ou médio, para um bom apoio da cabeça, preenchendo os espaços que tiverem livres e dar o suporte ideal para a região cervical. Deve-se, também, colocar um travesseiro baixo embaixo dos joelhos, para que eles fiquem levemente semiflexionados. Para isso, pode ser usado um travesseiro de rolo.

Para quem dorme de bruços
Especialistas em sono dizem que dormir de bruços não é aconselhável, pois prejudica a coluna e o pescoço, forçando-os desnecessariamente. Porém, se essa posição é a única na qual consegue dormir, você deve usar travesseiros mais baixos, usando um na cabeça e outro no abdômen.

Materiais disponíveis
Além de verificar o tipo de travesseiro certo de acordo com a posição que você dorme, atente-se para os tipos de materiais disponíveis:
Travesseiro de espuma
Travesseiro de flocos de espuma
Travesseiro de látex

Travesseiro de floco de látex
Travesseiro de pena
Travesseiro de viscoelástico (travesseiros da Nasa)

Travesseiro de flocos de viscoelástico
Outras opções
Além desses travesseiros, existem algumas peças que podem ser usadas para quem gosta de ler ou assistir TV na cama, como o modelo Recoste Bem (Duoflex). Já para quem sofre de refluxo, uma ótima opção é o travesseiro antirrefluxo (modelo F.A. abaixo), que também pode ser usado para apoiar as pernas e melhorar a circulação.
