Toalha: como escolher uma de qualidade?

Quem é que não gosta de chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, tomar aquele banho relaxante para tirar o cansaço e se enxugar em uma toalha macia, limpa e cheirosa? Com diversos modelos, tamanhos e materiais disponíveis no mercado, a qualidade de uma toalha faz toda a diferença na hora do conforto. Mas como escolher a peça correta? Continue a leitura para descobrir!

Tecido

As toalhas são confeccionadas em tecidos naturais (algodão) ou sintéticos (poliéster). Os dois são eficientes, porém, as fibras naturais ganham mais destaques pela sua qualidade. As toalhas com 100% algodão são as mais indicadas. Além da suavidade, também tem um maior poder de absorção. Como o algodão é uma fibra muito utilizada, encontrar o material é muito fácil. O algodão egípcio, por exemplo, é considerado a fibra mais antiga do mundo. Seu toque aveludado é recomendado para pessoas com peles mais sensíveis, pois o material não causa alergias.

Fios

Fio penteado – Como o próprio nome diz, este tipo de fio passa por uma técnica em que é penteado para a retirada de fibras curtas e impuras. Ou seja, apenas os fios mais longos são utilizados para a fabricação. Por meio desse processo, a toalha não solta pelos ou acumulam bolinhas.

Fio duplo ou retorcido – Neste caso, os fios são entrelaçados. Portanto, a durabilidade e resistência são maiores. O material é usado em toalhas com estampas e relevos.

Gramatura

A gramatura de uma toalha também é um fator importante na hora da escolha. Mas o que isso significa? A gramatura é a quantidade de fibras de algodão por metro quadrado utilizado na confecção do produto.

As toalhas com gramaturas acima de 360g/m² são consideradas ótimas escolhas. Quanto mais grossa e pesada a peça for, mais o toque será suave. Outro diferencial está no processo de lavagem, pois o material é mais resistente aos processos industriais, tornando a secagem mais rápida.

Tamanho

Apesar das inúmeras marcas e modelos, as toalhas de banho costumam seguir um padrão. O tamanho convencional, por exemplo, mede 70 cm de largura x 140 cm de altura. Já a peça maior, mais conhecida como toalha banhão, mede cerca de 150 cm de altura x 90 cm de largura. A escolha do tamanho, portanto, vai muito do gosto da pessoa.

Quantidade

A quantidade recomendada é três toalhas por pessoa. Afinal, dá para intercalar o uso e a máquina de lavar, não é mesmo? Como não há um padrão sobre a troca, a toalha deve ser lavada pelo menos uma vez por semana.

Dicas

– Como a toalha passa por diversos processos de confecção, antes de usá-la pela primeira vez, faça a lavagem.

– Evite utilizar amaciantes nas toalhas. Muitas pessoas acreditam que, além daquele cheirinho gostoso que o produto proporciona, a peça também ficará macia. Mas, neste caso, o amaciante compromete a absorção de água.

– Para substituir o amaciante, o vinagre branco é uma ótima opção. Além de ser antibacteriano, o vinagre ajuda na maciez da peça e remove cheiros indesejáveis.

– Deixe a toalha secar naturalmente no varal de casa.

– Por fim, nunca passe uma toalha. O ferro pode endurecer as fibras e estragar o tecido.

Agora que você sabe tudo sobre as toalhas, que tal comprar novas peças para a família ou para o enxoval de casamento? A Karina Casa e Conforto está com descontos incríveis nas marcas Artex (modelos Aurora, Karaja, Mali, Mineral e Neuza). Não perca a oportunidade! Acesse o site e torne o seu momento de descanso mais confortável com toalhas de qualidade.

Caso esteja em isolamento social, basta entrar em contato pelo WhatsApp que a Karina entrega em sua residência (*).

(*) entregas a domicílio apenas em Varginha.